Terça, 13 de Abril de 2021
3123420968
Política Democracia

Ciro e mais cinco presidenciáveis se unem

Presidenciáveis soltam manifesto pela Democracia

31/03/2021 20h11 Atualizada há 2 semanas
Por: Valter de Assis Aguiar
Reprodução R7 e redes sociais
Reprodução R7 e redes sociais

Um sopro de esperança surge no dia 31 de março de 2021, em meio a tantas turbulências e tentativas de abalo à democracia brasileira, os maiores nomes da política nacional lançam manifesto pela democracia.

Especula-se que seria um ensaio para a construção de um campo capaz de enfrentar e vencer a polarização lulopetista e bolsonarista com vistas à eleição em 2022.

Resta afinar dentre os nomes que assinam o manifesto aqueles que serão capazes de apresentar um projeto viável para o desenvolvimento do país. Uma coisa é certa, é preciso superar as barreiras e ampliar o diálogo com todas essas forças políticas, quebrar os estigmas e apresentar vida inteligente fora das duas bolhas que vivem da polarização.

O texto é divulgado no mesmo dia em que completam 57 anos do golpe militar de 1964 e é motivado pelos arroubos intervencionistas do Bolsonaro

Confira a íntegra do documento:

Muitos brasileiros foram às ruas e lutaram pela reconquista da Democracia na década de 1980. O movimento “Diretas Já”, uniu diferentes forças políticas no mesmo palanque, possibilitou a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República, a volta das eleições diretas para o Executivo e o Legislativo e promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada.

A conquista do Brasil sonhado por cada um de nós não pode prescindir da Democracia. Ela é nosso legado, nosso chão, nosso farol. Cabe a cada um de nós defendê-la e lutar por seus princípios e valores.

Não há Democracia sem Constituição. Não há liberdade sem justiça. Não há igualdade sem respeito. Não há prosperidade sem solidariedade.

A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, o intimidamento, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado.

Exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos.

Homens e mulheres desse país que apreciam a LIBERDADE, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA. Vamos defender o Brasil.

CIRO GOMES,

EDUARDO LEITE,

JOÃO AMOEDO,

JOÃO DORIA,

LUIZ HENRIQUE MANDETTA,

LUCIANO HUCK.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
O Brasil tem jeito
Sobre O Brasil tem jeito
Um Blog sobre a sobre política, boas práticas e assuntos interessantes ao futuro do país. O Brasil tem jeito, é uma forma de debater as possibilidades para o desenvolvimento do país e das pessoas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 12h45 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 30°

27° Sensação
19 km/h Vento
30% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias