Segunda, 23 de Maio de 2022
14°

Alguma nebulosidade

Belo Horizonte - MG

Cultura CELEBRIDADE

Aos 91 anos, morre Elza Soares, 'A Rainha Invencível' da música brasileira

Feita a vontade de Elza Soares, "de cantar até o fim", a artista acabara de gravar um DVD, em 17 e 18 de janeiro

21/01/2022 às 10h29 Atualizada em 22/02/2022 às 11h41
Por: Renato Ilha Fonte: BBC
Compartilhe:
A diva Beyonce lamentou a morte de Elza Soares
A diva Beyonce lamentou a morte de Elza Soares

Um dia após os 40 anos da morte da cantora Elis Regina, uma das divas da música popular brasileira, a cantora Elza Soares morreu, no Rio de Janeiro, aos 91 anos, por causas naturais. Nascida Elza da Conceição, em um sítio de Padre Miguel, bairro da zona oeste do Rio, a cantora teve uma infância pobre em Água Santa. Trabalhou como faxineira, empacotadora e doméstica. asou-se aos 12 e foi mãe aos 13. O sobrenome Soares vem do primeiro marido.

Considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, Elza Soares continuou com a carreira ativa, com planos de shows e discos de músicas inéditas, até o final da vida.

CANTAR ATÉ O FIM

Feita a vontade de Elza Soares, "de cantar até o fim", a artista acabara de gravar um DVD, em 17 e 18 de janeiro. No dia 20, seguiu sua rotina normalmente até sentir um certo cansaço, apresentar uma respiração mais ofegante e a fala mais enrolada". Uma ambulância foi chamada, mas Elza morreu antes.

Elza partiu no mesmo dia em que o jogador Garrincha (1933 - 1983), com quem foi casada, morreu de cirrose hepática, em 1983.

Um de seus filhos morreu em decorrência de uma pneumonia. Em um momento de desespero para comprar remédios contra a doença que ela se inscreveu no programa Calouros em Desfile, de Ary Barroso, na Rádio Tupi.

Ela ganhou o prêmio do programa de Ary Barroso, com a nota máxima, ao interpretar o samba-canção Lama. Com a vitória, Elza conseguiu comprar os medicamentos contra pneumonia, mas um de seus filhos não resistiu.

'RAINHA INVENCÍVEL'

Em janeiro de 2021, a BBC produziu o especial 'A Rainha Invencível do Samba', dedicado a Elza Soares. Para a BBC News Brasil, em 2018, a artista declarou: "Sempre gostei de cantar, desde pequenininha. Ser cantora na época era uma coisa pejorativa. Meu pai queria que eu estudasse muito, que não falasse em ser cantora".

Em 1999, foi eleita pela Rádio BBC, de Londres, como a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem no projeto The Millennium Concerts, da rádio inglesa, criado para comemorar a chegada do ano 2000. Além disso, a artsiata aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.

A HOMENAGEM DE BEYONCE 

A cantora Beyoncé (40) prestou homenagem à brasileira Elza Soares (1930 - 2022).A diva internacional usou as redes sociais de sua organização, a BeyGOOD, para lamentar a morte de Elza Soares. A instituição da americana foi criada para apoiar causas sociais ligadas à pobreza, educação, desemprego.

No Twitter e no Instagram, Beyoncé compartilhou uma imagem da brasileira com um fundo preto e a frase "descanse em paz" e se declarou: "Descanse em paz, Elza Soares. Sua música será eternizada e irá inspirar o Brasil e o mundo. Somos gratos!".

40 ANOS SEM ELIS 

A cantora Elis Regina  faleceu em 19 de janeiro de 1982, em São Paulo, meses antes de completar 37 anos. Natural de Porto Alegre, a artista deixou três filhos e um legado de apresentações históricas, discos que venderam milhões e a popularidade de uma das artistas mais famosas dos anos 60 e 70.

Elis pode ser comparada a nomes como Mercedes Sosa e Frank Sinatra pelo domínio não somente no canto, mas também da interpretação.

Como o instrumento do cantor é a voz, ele procura em emití-la da melhor forma possível, com a qualidade da respiração, da emissão, do timbre, o que Elis Regina fazia com virtuosismo.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Belo Horizonte - MG Atualizado às 01h16 - Fonte: ClimaTempo
14°
Alguma nebulosidade

Mín. 11° Máx. 25°

Ter 26°C 12°C
Qua 26°C 12°C
Qui 26°C 13°C
Sex 25°C 15°C
Sáb 24°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias