O Ministério da Saúde anunciou o avanço nas negociações para a comprar de 70 milhões de doses da vacina contra o novo coronavirus produzida pela Pfizer, em parceria com a BioNTech. O memorando de intenção da aquisição deve ser assinado nos próximos dias. Representantes do Ministério da Saúde e de laboratórios se reuniram em 07/12 para tratar do memorando.
A vacina será aplicada em duas doses, mas ainda não foi divulgado o preço previsto para cada uma delas. A necessidade de conservação a uma temperatura de 70 graus negativos vinha sendo considerado um empecilho para a aquisição pela pasta. Mas a Pfizer assegura contar com um plano para o transporte e armazenamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) através de uma embalagem para 5 mil doses, com temperatura controlada pela utilização de gelo seco.
O Ministério da Saúde já investiu R$ 2 bilhões para obter a tecnologia de produção da vacina produzida pela Oxford/AstraZeneca. Outros R$ 2,5 bilhões foram reservados para receber doses para 10% da população, por meio do consórcio Covax/Facility.
VACINA GRATUITA
O presidente Jair Bolsonaro utilizou sua conta no Twitter para informar que, a partir da obtenção da certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo vai garantir a vacinação gratuita e não obrigatória para toda a população.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °