Terça, 18 de Janeiro de 2022
3123420968
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão rejeita identificação de comprador de inseticida que oferece risco a animal doméstico

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Paulo Bengtson: proposta não vai coibir atos de envenenamento A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sust...

26/11/2021 21h35
Por: Redador Parceiro Fonte: Agência Câmara de Notícias
Paulo Bengtson: proposta não vai coibir atos de envenenamento - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Paulo Bengtson: proposta não vai coibir atos de envenenamento - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados rejeitou projeto de lei que determina que a venda de inseticidas e raticidas que possam provocar a morte de cães e gatos domésticos seja condicionada à identificação dos compradores, por meio de documento pessoal e comprovante do endereço residencial.

O Projeto de Lei 1920/21 é do deputado Fred Costa (Patriota-MG) e altera a Lei de Vigilância Sanitária sobre Produtos Farmacêuticos. A intenção da proposta é coibir o envenenamento intencional de cães e gatos.

A rejeição do projeto (e do apensado) foi pedida pelo relator na comissão, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA). Para ele, mesmo tendo um objetivo louvável, a proposta não surtiria o efeito desejado.

“O simples fato de se exigir dos compradores de inseticidas e raticidas comprovação de identidade e de residência não vai permitir que se possa identificar e, portanto, coibir os atos de envenenamento. Além de penalizar a grande maioria das pessoas que compram esses produtos para atender à necessidade de controlar insetos e ratos”, disse.

O projeto rejeitado estabelece que o vendedor que comercializar os produtos sem exigir os documentos comprovatórios poderá ser condenado pelo crime de abuso e maus-tratos a cães e gatos, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos.

Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida irá para o Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 10h50 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

28° Sensação
11 km/h Vento
54% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias