Segunda, 29 de Novembro de 2021
3123420968
Dia a Dia do Trabalho DIREITOS

ITF defende processo de reconquista dos direitos trabalhistas e sociais destruídos

Dentre tantos projetos na natureza global, há um projeto específico para alavancar o fortalecimento sindical no Brasil

15/10/2021 17h05 Atualizada há 1 mês
Por: Renato Ilha Fonte: ITF
São 670 sindicatos filiados em 150 países em todo o mundo
São 670 sindicatos filiados em 150 países em todo o mundo

Andrea Privatti é Coordenadora de Projetos de Gênero da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (International Transport Workers'​ Federation - ITF) e representou a entidade no seminário SIMECLODIF-ITF, realizado no dia 14 de outubro, nas dependências do Dayrell Hotel, localizado no Centro de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Com ela, Daniel James Hawkins, Coordenador Regional de Union Building da ITF.

A dirigente explicou que a ITF, na condição de federação internacional, tem acompanhado o desenrolar das relações sociais mesmo antes da instalação da pandemia. Os trabalhadores brasileiros foram afetados da mesma forma que os do mundo inteiro. 

"Porém, especialmente no Brasil, o governo federal atuou no corte de direitos trabalhistas e sociais. Dentre tantos projetos na natureza global, temos um projeto específico para alavancar o fortalecimento sindical no Brasil, como instrumento de proteção e defesa dos interesses dos trabalhadores, em um processo de reconquista do que foi destruído", adiantou Andrea Privatti.

Privatti destacou a importância da presença da ITF em Belo Horizonte, não apenas pela filiação do SIMECLODIF à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), mas ser um filiado direto da Federação Internacional. 

RECUPERAR EMPREGOS PERDIDOS

Ela aponta como maior desafio que o sindicalismo do transporte será a recuperação dos postos de trabalho perdidos, a reintegração dos trabalhadores que foram demitidos e a integração sindical dos novos trabalhadores que chegam em condições de trabalho e de salários inferiores. 

Queremos que a nova leva de trabalhadores chegue ciente da força que o seu sindicato pode ter com a presença dele, seja da indústria ou do transporte, como um inastrumento de recuperação das conquistas perdidas. Não importa se o trabalhador tem carteira assinada ou é informal, pois todos têm direito, por que são trabalhadora.

Os trabalhadores de plataforma, cujo trabalho experimentou um 'boom' na pandemia, também tem seus direitos e não está sozinho. Os trabalhadores do transporte foram verdadeiros heróis durante a pandemia. Buscamos uma integração de forças.           

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300) 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 08h18 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 30°

23° Sensação
7 km/h Vento
89% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias