Terça, 28 de Setembro de 2021
3123420968
Internacional GUERRA

11 de setembro de 2001: o dia em que os EUA foram atacados

O World Trade Center reunia sete edifícios, entre eles estavam as Torres Gêmeas – de 110 andares e 417 metros de altura

10/09/2021 22h37 Atualizada há 2 semanas
Por: Renato Ilha Fonte: Agência Senado
A Al-Qaeda quis causar pânico e medo em todo o país
A Al-Qaeda quis causar pânico e medo em todo o país

Comparado ao impacto da Primeira Guerra Mundial, em 1914, para o século XX, um dos marcos do século XXI ocorreu no dia 11 de setembro, quando ataques terroristas derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e ameaçaram o prédio do Pentágono, sede do Departamento de Defesa, em Washington, capital dos Estados Unidos. O atentado deixou cerca de 3.000 mortos e aproximadamente 6.000 feridos.

Os ataques foram planejados e executados pelo grupo islâmico Al-Qaeda, de atuação internacional, na época comandada pelo saudita Osama Bin Laden. Esse acontecimento revelou não apenas uma nova forma de ataque terrorista, maior e bem coordenado, como também uma nova concepção de guerra.

RETALIAÇÃO - Após os ataques de 11 de setembro, os EUA assumiram a postura bélica de procurar e atacar os centros de treinamento da Al-Qaeda. Na época, a Al-Qaeda estava sediada no Afeganistão e recebia apoio do Talibã, um grupo fundamentalista islâmico atuante no Paquistão e no Afeganistão.

A procura por Bin Laden e outros membros da Al-Qaeda desencadeou a Guerra do Afeganistão, em 2002, cujo momento mais expressivo foi o Bombardeio de Tora Bora, onde se esconderam membros da Al-Qaeda. Foram ações de retaliação aos ataques de 11 de setembro de 2001 e configuraram o que o governo do presidente George W. Bush chamou de Guerra ao Terror.

ALVOS DO ATAQUE

O World Trade Center reunia sete edifícios, entre eles estavam as Torres Gêmeas – de 110 andares e 417 metros de altura. Oficialmente, seus nomes eram “World Trade Center One” e “World Trade Center Two”, e elas eram os edifícios mais altos de Nova York.

O voo 11 da American Airlines, um Boeing 767 com noventa e duas pessoas a bordo, decolou da cidade de Boston com destino a Los Angeles. Entretanto, depois de 45 minutos de voo, exatamente às 08:46, a aeronave atingiu a torre norte do World Trade Center, entre os andares 93 e 99.

O segundo avião, Voo 175, da United Airlines, também tinha destino a Los Angeles e atingiu a torre sul às 9:03. Por ter sido atingida no meio, esta levou menos tempo para desmoronar – às 9:59 o edifício já estava no chão, enquanto a torre norte desabou às 10:28.

Com o impacto dos aviões e o incêndio provocado pela grande quantidade de combustível, os prédios começaram a arder em chamas. Assim, toda estrutura que era sustentada por aço e ferro derreteu, causando seu desabamento.

MAIS DOIS ALVOS

A Al-Qaeda queria mais do que atacar um dos maiores centros comerciais de Nova York. O grupo quis causar pânico e medo em todo o país. Por isso, mais dois aviões foram enviados com destinos diferentes.

O terceiro avião era o Voo 77, da American Airlines. Apesar de seu destino também ser Los Angeles, o avião levantou voo em Dulles, na Virgínia. Este avião atingiu o Pentágono – sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos –, às 09:37.

Já o quarto avião, Voo 93 da United Airlines, tinha como alvo o Capitólio – casa do Poder Legislativo americano. Devido a atrasos na decolagem, informações sobre o ataque das torres chegaram à tripulação e aos passageiros, que tentaram impedir que os terroristas assumissem o controle da aeronave.

Impedidos de completar a ação, os terroristas optaram por derrubar o avião durante o trajeto, que caiu em um campo na Pensilvânia, causando a morte de todos que estavam a bordo.

Imagem de AP Photo/Gulnara Samalova

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 10h32 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

27° Sensação
17 km/h Vento
48% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias