Gerir conflitos é incentivar o diálogo e a troca de informações, identificar a insatisfação dos indivíduos, suas necessidades não atendidas e os interesses subjacentes que os colocam em suas posições, construindo uma solução que atenda de forma satisfatória as reais necessidades de todos os envolvidos.
Gestão de conflitos é o conjunto de métodos e processos práticos que visa mediar os impasses entre pessoas, diminuindo seu impacto negativo e tornando a situação de conflito algo produtivo.
O objetivo da gestão dos conflitos é evitar seu agravamento progressivo, pois quando geridos de forma correta, os conflitos podem se tornar a força propulsora de mudanças positivas.
Os estudos mostram muitas formas e divisões dos conflitos, mas considerando a realidade das empresas, de uma forma mais assertiva e visando otimizar sua gestão, eles podem ser divididos em: conflitos internos ou externos e conflitos funcionais ou disfuncionais.
CONFLITOS INTERNOS:
É o que pode ocorrer dentro da organização entre departamentos ou unidades de negócios, mas sempre tem como raiz o conflito entre pessoas. Seus efeitos são mais difíceis de ser mensurados monetariamente pois possuem custos ocultos que passam despercebidos.
CONFLITOS EXTERNOS:
Ocorre com agentes de fora da organização, podendo ser uma outra empresa, o governo ou um indivíduo. É mais facilmente identificado e tem o custo mais fácil de ser medido. O custo com litígios (processos judiciais e arbitragem) podem ser um indicador do custo do conflito.
CONFLITO FUNCIONAL:
É aquele normalmente relacionado a uma tarefa ou modo de ação. Os conflitos funcionais são bons e apoiam os objetivos do grupo, melhorando seu desempenho de uma forma construtiva para a organização. Acontecem quando os interesses da organização são alcançados a partir da disputa ou desacordo, promovendo maiores níveis de desempenho, com aumento da motivação, da criatividade e das mudanças construtivas para a resolução do problema.
CONFLITO DISFUNCIONAL:
Normalmente ocorre por questões relacionais, prejudicando muitas vezes de forma oculta as metas e os objetivos da organização. Os conflitos disfuncionais são os que atrapalham o bom desenvolvimento do grupo, de forma destrutiva tanto para o grupo quanto para os objetivos da organização. Ocorrem quando o desacordo e a disputa causam desentendimentos e discussões não construtivas, com desperdício de tempo, energia e dinheiro.
Perceber a ocorrência de conflitos corporativos nem sempre é fácil. Como dito acima, muitos são ocultos e de difícil mensuração. Contudo, é necessário identificá-los e tratá-los como estratégia de gestão para uma saúde organizacional e financeira das organizações.
Veridiana Martins é Advogada e Presidente da Associação Gaúcha de Mediadores e Conciliadores (AGAMEC)
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