Segunda, 29 de Novembro de 2021
3123420968
Cidades MORADIA

Aos 34 anos, Conjunto Guajuviras é um emblema da luta pela moradia

O Conjunto Guajuviras possui um valor simbólico pela luta por direitos básicos como água, luz e transporte

10/08/2021 16h29 Atualizada há 4 meses
Por: Renato Ilha Fonte: Prefeitura de Canoas
Conjunto marca um período por lutas pela moradia na Região Metropolitana.
Conjunto marca um período por lutas pela moradia na Região Metropolitana.

Em abril de 1987 surgia um dos maiores bairros de Canoas, o Conjunto Guajuviras. A data da ocupação, 17 de abril, hoje nome da principal avenida que cruza o bairro. Nesse dia houve a invasão do Conjunto Habitacional Ildo Meneghetti por pessoas sem moradias. Na época, o bairro decorrente da ocupação chegou a ser considerado o maior aglomerado de habitações populares do Rio Grande do Sul. Um período marcado por lutas pela moradia na Região Metropolitana de Porto Alegre. Originalmente, o bairro possuía 5.974 unidades habitacionais.

Ao longo dos anos o bairro cresceu e teve sua população aumentada. Foram construídos um posto policial, um CRAS, uma UPA, cinco Escolas Municipais, duas Estaduais, cinco Escolas de Ensino Fundamental, três escolinhas infantis conveniadas e 2 postos de Saúde. Medição distante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, apontava uma população de, aproximadamente, 39.526 habitantes, dos quais 19.232 eram homens e 20.294 mulheres.

Para moradores e líderes comunitários, o Guajuviras representa muito mais que apenas os conjuntos habitacionais. Ele possui um valor simbólico pela luta por direitos básicos como água, luz e transporte. Os principais avanços foram o aumento do comércio, geração de emprego e renda, saúde, educação e segurança.

DESPROPRIAÇÃO DE TERRAS

A história do bairro começa em 1963, antes da fundação, com a desapropriação de uma fazenda que pertencia ao empresário A. J. Renner, pelo então governador Ildo Meneghetti, que repassou as terras para a COHAB. Naquele período havia um movimento de pessoas migrando da capital e do interior, atraídas pela oferta de trabalho e pelo baixo preço das propriedades em comparação com Porto Alegre.

Em 1979, foi dado o pontapé inicial para a construção de casas populares. Era o início do Conjunto Habitacional Ildo Meneghetti. As obras eram feitas por setores, por diferentes empresas. Na década de 80 ocorreram problemas econômicos em função da mudança nos planos financeiros, que causaram reajustes nos contratos das empreiteiras. Em função de tais problemas, as obras foram paralisadas.

Após quase uma década em que as moradias prontas ficaram abandonadas, a população liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos deu início a uma das maiores ocupações de Canoas.

LOCALIZAÇÃO CENTRAL

Cercado por localidades tradicionais de Canoas, o Conjunto Guajuviras está na vizinhança dos bairros Igara, Estância Velha, Jardim Atlântico e Parque Ozanan, este um loteamento mais recente.

Bem atendido por vias urbanas, o Guajuviras é cortado pela A. 17 de abril, Av. Boqueirão, Estrada do Nazário e BR-116, que liga Canoas à capital Porto Alegre e direciona o condutor para os estados ao Norte do Rio Grande do Sul. Há seis estações do metrô no município, mesmo número que serve os porto-alegrenses.   

Atualmente a antiga árvore Guajuviras que integrava a fazenda de A. J. Renner, se transformou em conjunto habitacional, virou um bairro apelidado de “Território da Paz” e concretizou o sonho de muitos canoenses de ter a sua casa própria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 09h18 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 30°

23° Sensação
7 km/h Vento
89% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias