Sábado, 31 de Julho de 2021
3123420968
Saúde Saúde Mental

Frustação

O que é? Porque esse sentimento perpassa nossas vidas? Inicio este breve texto descrevendo de forma simples e objetiva o que denominamos como frustação e no decorrer reflexões acerca desse sentimento.

08/07/2021 17h25
Por: Elis Fonsêca Cândido
Frustação

Frustação é um estado emocional acompanhado por uma interrupção de um comportamento motivado. Um sentimento de impotência quando algo esperado não acontece ou um sentimento que ocasiona desânimo e incômodo. Em outras palavras, é uma expectativa não realizada. Uma não realização de um desejo. Frustação é a reação diante da expectativa não correspondida.

Todavia... é uma oportunidade de crescimento!

Para continuarmos nosso “diálogo” gostaria que pensasse e respondesse essas perguntas:

“Você se sente frustrado (a) com frequência? ”

“Qual foi a última ocasião que se deparou com sentimento de frustração? ”

Muitas vezes já me perguntaram: “Elis, porque nos frustramos? "

Há uma antiga frase que diz: "a expectativa é a mãe da frustração. ”

Certamente você já experimentou ao longo da vida, diversas situações em que se sentiu frustrado (a). Seja na esfera afetiva, profissional, familiar, etc. A frustração perpassa nossa vida desde a infância, desde quando somos bebês. 

Desde cedo, é nos colocada a ideia de que temos que sempre fazer o melhor. Porém, nem sempre é assim que acontece e nessas situações somos tomados pelos sentimentos de desânimo e decepção. Temos os pensamentos que o esforço não valeu a pena, que não somos capazes, que foi desperdiço de tempo, ficamos então desmotivados em fazer a mesma atividade novamente. Por vezes a revolta aparece, pois, o nosso trabalho intenso não gerou frutos.

Observa-se crianças frustradas quando querem um brinquedo e não podem ter, quando querem brincar e não podem. Observa-se adultos quando não conseguem uma promoção no trabalho ou quando não são correspondidos nos relacionamentos.

É importante fazer algumas perguntas para si mesmo: Será que tenho esperado mais do que é possível receber? Quanto de expectativa tenho depositado nas minhas relações? O que espero é de responsabilidade minha ou do outro? Pensar sempre na questão: Expectativa versus Realidade.

O sentimento de frustração vem mostrar que nem tudo é como gostaríamos, que apesar de fazermos tudo que está ao nosso alcance e até mais, a situação pode não acontecer como esperávamos. Ou seja, reforça-se a verdade de que não temos controle de tudo.

Se faz necessário destacar que a frustração pode apresentar alguns sinais e sintomas, físicos e/ou psicológicos. Em relação aos sintomas físicos, podem ocorrer sensações como falta de energia, cansaço, perda de apetite, insônia. E quanto aos sintomas psicológicos é frequente uma sensação de desesperança, decepção, tristeza e até raiva.

É muito importante a auto-observação, pois a frustração pode acarretar prejuízos na execução das atividades diárias. Neste viés, é essencial estar atento aos sentimentos e buscar compreender o que desencadeou tais reações.

Se necessário, quando sentir dificuldade em compreender ou lidar com alguma situação e sentimentos, busque ajuda de um profissional!

 Com carinho, Psicóloga Elis Fonsêca

(31) 99975-6192 | [email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotidiane-se
Sobre Cotidiane-se
Saúde Mental & Vida Cotidiana. Aborda questões da nossa vida diária correlacionadas à nossa saúde mental. Neste espaço serão abordadas situações cotidianas, dificuldades, planejamento de rotinas, dicas de bem-estar, etc. Objetivando mostrar como a nossa saúde mental influencia nossas ações diárias. Sejam todos bem-vindos(as). Aproveitem a jornada! Com carinho, Elis Fonsêca - Psicóloga; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 14h38 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 21°

21° Sensação
17 km/h Vento
40% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias