O lançamento do livro “Pra tudo tem um samba”, de Santuza Rodrigues, aconteceu num bar acolhedor do Centro de Belo Horizonte, a capital das Minas Gerais, e reuniu amigos e amigas da escritora, que também são participantes e simpatizantes do Coletivo SBC - Samba, Bobagem e Cerveja, um grupo que realiza projetos socioculturais e se define como aberto, inclusivo, anárquico e democrático. Com prefácio assinado pelo jornalista Airton Guimarães, o livro é um registro de crônicas e memórias do Coletivo.
A obra expressa reflexões pessoais sobre política e cultura, identidade e resistência, que abordam a importância das relações humanas, do feminismo, da arte e da coletividade, partindo da visão de que o amor não é apenas um sentimento, mas um ato político.
Nas mesas, a presença dos princípios do SBC: o riso e um modo leve de viver, livre do conceito do que é certo ou errado, mas que mostram que a alegria e a resistência são fundamentais para a construção de um mundo melhor.
Santuza abriu a noite de autógrafos em alto estilo, cantando e contagiando um público acostumado a ser alegre e a cultivar a amizade. Numa interação absoluta, a escritora posou para fotografias com amigos de longa data, destacados nos projetos socioculturais do SBC e no simples prazer de bem viver.
Santuza Rodrigues é natural de Salinas, município localizado no Norte de Minas Gerais. Ainda criança mudou para Belo Horizonte
A AUTORA
Psicóloga, psicoterapeuta, palestrante e facilitadora de relações humanas, Santuza Rodrigues desenvolve projetos relacionados ao empoderamento das mulheres e à violência, além do SBC, em que estão um Bloco de Carnaval, os Mercado das Pulgas, saraus, cinema, prosa e as caminhadas ecológicas.
Natural de Salinas, a escritora mudou para Belo Horizonte ainda criança. Foi casada e descasada; é mãe e avó. Para ela, o SBC é um conceito de vida, sem o qual ela diz não ser possível existir.
No primeiro livro - “Diário do SBC” -, ela descreve a história do movimento cujos três princípios orientadores são o riso, o valor da amizade e o desenvolvimento do sentido estético, para além do sentido moral (do certo e do errado. Acompanhe a escritora pelo canal oficial no Youtube @santuzarodrigues1728 e fale com ela através do telefone (31) 996 36 22 88, ou pelo blog sbccoletivo.blogspot.com.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)
Mín. 13° Máx. 22°