Ricardo Patah, que é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), saudou o SECBHR e a categoria comerciária da capital mineira por vídeo, no qual destacou o valor desses trabalhadores para o progresso de Minas Gerais. Representado no evento por Josimar Andrade, Diretor de Relações Sindicais do sindicato paulista, Patah enalteceu a liderança do presidente João Periard e a presença constante da diretoria junto à categoria, orientando e colocando os direitos dos Comerciários em primeiro lugar.
Coube ao jornalista Mário Lucio, Mestre de Cerimônias do evento, a tarefa de anunciar a apresentação do vídeo alusivo ao Centenário que pontua o desenvolvimento paralelo entre a cidade e a entidade representativa dos Comerciários de Belo Horizonte. Ambos cresceram juntos e moldaram a fibra da quarta capital brasileira.
Josimar Andrade (E), representando Ricardo Patah, Presidente Nacional da UGT, e Paulo Dias, Presidente do Sindimóveis/MG, com João Periard, Presidente do Centenário do SECBHR
PERSONALIDADES APLAUDEM OS COMERCIÁRIOS
A expressão da classe e do sindicato foi vista na presença de personalidades dos meios político e sindical, como Carlos Calazans, Superintente Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE-MG); Paulo Roberto da Silva, presidente da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-Minas), e Osanan Gonçalves, presidente do Sindcomerciários de Montes Claros e Região, que na ocasião também representava Levi Fernandes Pinto, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres de Minas Gerais (Fecomerciários).
Em nota, Levi Fernandes Pinto frisou que “são 100 anos de muita luta e conquistas”, fato que levou dirigentes comerciários do SECBHR a integrar os quadros da Fecomerciários-MG.
Também presentes no ato, Fernanda Sampaio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias de Belo Horizonte e Região (Sitipan); Leonardo Vale, do Sindi-Asseio RMBH; Marlon Capitão, do Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecções de Roupas, Cama , Mesa e Banho de Belo Horizonte e Região (SOAC-BH e Região), e Geraldo Anatólio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Locação de Minas Gerais (Sintral-MG).
Pela Representação patronal, compareceram Salvador Ohana, presidente do Sindlojas BH; Lindomar Ribeiro, presidente do Sindicov de Santa Luzia, acompanhado por seu vice-presidente, Sebastião Ivo Alves, e o diretor João Vitor Garcia.
INOVAÇÃO A SERVIÇO DOS COMERCIÁRIOS E DO SINDICALISMO
O presidente João Periard anunciou à plateia o mais novo movimento do SECBHR em direção à inovação na prática sindical. Trata-se da criação de um Avatar, uma representação digital em ambientes virtuais, como jogos, redes sociais e plataformas de comunicação, que podem assumir desde imagens estáticas até modelos animados. A utilização de avatares tornou-se uma prática comum na vida moderna, a partir do crescimento das interações online.
Criado a partir do emprego da Inteligência Artificial (IA), o Avatar estará pronto para atender, informar e dialogar com os Comerciários da base territorial, apontando um caminho para um sindicalismo moderno, eficaz e interligado com a realidade digital.
Visando a adequação ao novo processo, o sindicato está preparando colaboradores e diretores para o novo momento, ao ministrar aulas de prática sindical digital, como apontado pela IA.
Periard, que também é Secretário Nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT), está convicto de que ao completar 100 anos de vida o SECBHR segue se reinventando e superando as barreiras que surgem no caminho, com o firme propósito de prestar atendimento de qualidade para a categoria.
HOMENAGEM - Durante a comemoração, o presidente da UGT-Minas e do Sindeac, Paulo Roberto da Silva, entregou ao presidente João Periard uma placa comemorativa à passagem de um século de lutas e conquistas da entidade sindical, “numa história que se confunde à da capital Belo Horizonte”.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)
Mín. 13° Máx. 22°