Após a abertura do congresso, a apresentação do tema “Desafios do Fast-Food no Brasil e nos Estados Unidos: Organização, Direitos Trabalhistas e a Juventude na Luta por Melhores Condições de Trabalho”, exposto pelo palestrante Rafael Guerra, representante do Sindicato dos Empregados no Setor de Serviços e Comércio nos Estados Unidos (SEIU). Guerra, que é coordenador da Campanha “Sem Direitos Não é Legal”, veio acompanhado por Rafael Torres, da mídia; Ailton Carlos, que trabalhou na rede MCDonald’s; Julia Vitoria, que foi trabalhadora do Starbucks, e Graça Reis, Diretoria do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
O encontro foi aberto na manhã de 23/8 pela palestra “Agenda 2030 – Promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as Práticas de ESG”, apresentada por Lívio Giosa, Administrador de Empresas, pós-graduado em “Business Administration” pela New York University. A seguir, “O Impacto da Transformação Digital nas Instituições” foi apresentado por André Rodrigues, Sócio-Fundador da Sindicatos Online, especializado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
NOVAS TECNOLOGIAS E POLÍTICA
Um dos momentos mais aguardados pelos ugetistas aconteceu com a palestra “E-Commerce e as Novas Tecnologias: Desafios para o Emprego Formal”, exibido por Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (Magalu), uma das principais redes varejistas, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com 1.250 lojas em 20 estados do país e 22 centros de distribuição. Desde a chegada, a empresária foi cercada pelos sindicalistas e mostrou porque é uma das personagens do setor no Brasil. Luiza Trajano falou de negócios, política, custeio sindical e porque o modelo de negócio da rede é caracterizado por uma plataforma digital com pontos físicos.
Saudando o comunicador e empresário Silvio Santos, que faleceu em 17/8, a empresária falou da Lu, assistente virtual do Magalu, como mais influente que as tradicionais Barbie e Minnie Mouse, sendo apontada por estudo realizado pelo site Onbuy.com como a maior influenciadora virtual do mundo, num resultado de estratégias de marketing e das ações que a tornaram representante da marca.
A palestra “Política, Democracia, Sindicalismo e o Financiamento Sindical” ficou a cargo do deputado federal Luiz Carlos Motta, líder comerciário que está filiado ao Partido Liberal (PL). Na condição de presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Motta expôs um resumo de seu mandato e respondeu os questionamentos de um plenário lotado por dirigentes da categoria comerciária. Na ocasião, a questão do financiamento sindical foi amplamente debatido, por ser um dos gargalos do movimento sindical, desde a reforma sindical de 2017.
TRABALHO AOS DOMINGOS E DIREITOS DA CLASSE
Coube ao Advogado Fernando Nascimento Burattini explicar os “Direitos Decorrentes da Covid-19 e o Adicional de Insalubridade e a Súmula 291 do TST”.
O Advogado Sandro Lunard, perito e representante do Brasil e da América Latina no Comitê de Liberdade Sindical da Organização Internacional do Trabalho (OIT) palestrou sobre “O Trabalho aos Domingos e seus Reflexos para os Comerciários”. No intervalo, o palestrante promoveu sessão de autógrafos no lançamento de livro “Dicionário de Direito Sindical”, de sua autoria.
O Secretário Nacional dos Comerciários da UGT e presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR), João Periard, junto ao sindicalista argentino Ruben Cortina falaram sobre “O Trabalho Conjunto das Entidades Internacionais e Nacionais em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora: A Questão da Amazon”. Cortina é Secretário de Relações Internacionais da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços da Arngita (FAECYS) e Secretário-Geral da UNICOM.
Última palestra do congresso, “Saúde e Segurança o Ambiente de Trabalho e a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” foi apresentada por Eduardo Bonfim, Coordenador Técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisa de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), cujos debatedores foram Cleonice Caetano, Vice-Presidente nacional da UGT e José Alves Paixão, Vice-Presidente da UGT de Minas Gerais e Vice-Presidente do SECBHR.
A CARTA ABERTA DOS COMERCIÁRIOS BRASILEIROS
Para resumir anseios e preocupações da categoria comerciária brasileira, os organizadores do Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias da UGT redigiram e apresentaram aos delegados presentes a “Carta de Foz do Iguaçu”, documento em que está relatada a percepção a respeito dos desafios trazidos pelas novas tecnologias e o compromisso da central de capacitar as lideranças para atuar no novo cenário do Mundo do Trabalho.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)
Mín. 18° Máx. 27°