Um case de sucesso no mercado imobiliário, que culminou com maior eficiência nos processos internos, aumento da lucratividade e redução dos custos operacionais. Esses foram os motivos que levaram o sócio-diretor da Gonzaga Imóveis, Guilherme Gonzaga, a ser convidado para palestrar no Cupola Conference Aluguel, um dos maiores eventos do mercado imobiliário nacional.
Realizado no dia 7 de agosto na Universidade Positivo, em Curitiba, o Cupola Conference teve como tema “Estratégias e tendências na locação imobiliária”. Guilherme começou contando um pouco da história da Gonzaga Imóveis, que acabou de completar 70 anos de atuação. Desde sua fundação, a Gonzaga se consolidou como uma das empresas mais respeitadas do segmento, com mais de 8 mil imóveis administrados.
As mudanças que resultaram em melhorias no negócio e transformaram a Gonzaga em um case de sucesso no segmento começaram em 2019. “Quando assumimos o comando - eu, meu irmão Eduardo e minha mãe Dilca Gonzaga - fizemos um diagnóstico e constatamos que éramos uma empresa com nome forte e financeiramente saudável, porém, tínhamos alguns pontos a serem aprimorados. Ali percebemos que precisávamos realizar mudanças para dar mais eficiência administrativa ao negócio, e criamos o conselho gestor em 2020. Podemos dizer que esse foi o marco da transformação da nossa empresa”, relata Guilherme.
MELHORIA DOS PROCESSOS E EFICIÊNCIA DE GESTÃO
O conselho gestor definiu um plano de melhoria baseado em três pontos principais: gestão orientada a dados, foco em melhoria contínua e valorização das pessoas. “Precisávamos descentralizar e assumir o controle da gestão. Também era necessário transformar a empresa para que ela fosse conduzida por dados e processos bem definidos. Além disso, decidimos que era preciso treinar as pessoas para que se tornassem profissionais capacitados, desempenhando suas funções de forma eficaz dentro de suas devidas atribuições”, conta o diretor.
Com ajustes importantes nos setores de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Gestão Corporativa, a Gonzaga atingiu o ponto de virada que esperava, o que impactou diretamente nos resultados. “Eram mudanças necessárias e, com elas, conseguimos reduzir os custos operacionais em 36% e aumentar nossa margem de lucro. Hoje em dia, nossa equipe está atuando em sintonia, com os processos estruturados e funções definidas. Isso tudo foi fruto de muito trabalho e de um plano estratégico, o que nos enche de orgulho e aponta que estamos no caminho certo para continuar sendo uma empresa competitiva e referência no mercado”, destaca Guilherme.
Guilherme Ochika (41) 98866.8798
Mín. 18° Máx. 27°