Segunda, 17 de Maio de 2021
3123420968
Política 1º MAIO

Bolsonaristas se aglomeram, apoiam governo e “autorizam presidente a agir”

O grupo gritava palavras em apoio a Jair Bolsonaro e diziam que “autorizavam o presidente a agir”.

03/05/2021 21h08
Por: Renato Ilha Fonte: Agências de Imprensa
Bolsonaro declarou que o feriado do Dia do Trabalho mudou de ''cor'' no país.
Bolsonaro declarou que o feriado do Dia do Trabalho mudou de ''cor'' no país.

A passagem do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, mobilizou grupos contra e a favor do presidente Bolsonaro. Em 11 estados, diversas capitais brasileiras e cidades de médio porte registraram a ocorrência de manifestações pró-governo. Trajando roupas nas cores verde e amarela, os militantes empunhavam faixas na quais pediam o fim da corrupção, a criminalização do comunismo, o voto impresso, além dos habituais ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal). O grupo gritava palavras em apoio a Jair Bolsonaro e diziam que “autorizavam o presidente a agir”, em resposta à uma fala do presidente sobre “esperar uma sinalização da população para tomar certas atitudes”.Parte inferior do formulário

Indiferentes às recomendações de especialistas e bem ao modo do Chefe do Executivo, os bolsonaristas provocaram aglomerações em plena pandemia. No momento em que o país ultrapassou a marca de 400 mil mortos por Covid-19, os manifestantes criticaram as medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos para lidar com a pandemia.

MOBILIZAÇÃO NAS PRINCIPAIS CIDADES

Em Brasília, uma carreata conduziu os manifestantes para a Esplanada dos Ministérios, local da concentração na qual estava presente Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do presidente. O presidente marcou presença sobrevoando a região de helicóptero. Em vídeo publicado em seu Twitter, ele aparece acompanhado do empresário Luciano Hang.

No Rio de Janeiro, capital fluminense, o ato aconteceu próximo ao Forte de Copacabana, na zona sul da cidade. Além das pessoas que compareceram a pé, também houve aquelas que participaram da manifestação de barco, ornadas com faixas com o nome de Bolsonaro.

Na cidade de São Paulo, a manifestação aconteceu no início da tarde e se concentrou na Avenida Paulista. Apoiadores do governo Jair Bolsonaro protestaram contra o governador paulista João Dória (PSDB), o comunismo e pelo voto impresso, cantaram o Hino Nacional, erguendo placas com a frase “O Brasil é Bolsonaro”. Pelas redes sociais, os bolsonaristas reivindicavam “a liberdade de trabalhar dos brasileiros”.

Em Belo Horizonte, uma carreata por avenidas do Centro da capital mineira, assim como em Curitiba, onde os veículos percorreram os arredores da Avenida Cândido de Abreu, no Centro da cidade e próximo ao Palácio Iguaçu.

Uma carreata integrada por dezenas de veículos saiu da Rótula das Cuias, na área central de Porto Alegre, em direção ao Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão. Com bandeiras do Brasil penduradas nos carros, apoiadores do presidente da República defenderam o voto impresso em papel nas próximas eleições.

Em Florianópolis, capital catarinense, os manifestantes se reuniram na avenida Beira-Mar Norte, no centro da cidade. Em Belém, capital paraense, os manifestantes fizeram carreata no centro da capital paraense.

O Farol da barra foi o ponto escolhido pelos manifestantes em Salvador, a capital baiana. Os ativistas portavam cartazes fazendo críticas ao STF e declarando apoio a Bolsonaro. Em São Luiz, as carreatas saíram dos bairros Renascença e São Francisco em direção ao 25° Batalhão de Infantaria de Selva. Nos cartazes, pedido de intervenção militar.

Na capital amazonense, Manaus, os apoiadores do presidente saíram em carreata na região da avenida das Torres. Em Goânia, os militantes se reuniram na Praça Cívica, onde cantaram o hino nacional.

MOBILIZAÇÃO NO INTERIOR PAULISTA

Nas principais cidades do interior de São Paulo, o 1º de maio foi marcado por atos a favor e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Apesar da baixa adesão, houve aglomerações nos dois lados e, nos atos de bolsonaristas, muitas pessoas estavam sem máscaras.

Em Campinas, os apoiadores de Bolsonaro se reuniram no Largo do Rosário, vestindo verde e amarelo. Em faixas, criticavam o Supremo Tribunal Federal (STF) e defendiam o tratamento precoce contra a covid-19. Houve ainda uma carreata em frente à Escola de Cadetes do Exército.

Em Sorocaba, um grupo se reuniu em frente à sede da prefeitura em apoio ao governo de Bolsonaro. O ato em apoio a Bolsonaro em Ribeirão Preto começou em frente ao Estádio Santa Cruz, de onde partiram motos e carros em carreata pelas principais avenidas da cidade. Em Bauru, a concentração dos bolsonaristas causou aglomeração no Parque Vitória Régia. Algumas das faixas em apoio ao presidente pediram intervenção militar.

BOLSONARO E A COLORAÇÃO DOS ATOS

O presidente Jair Bolsonaro declarou que o feriado do Dia do Trabalho mudou de ''cor'' no país. O governante destacou, na manhã de 1º de Maio, que, agora, o Brasil tem “bandeiras verde-e-amarela” no lugar de vermelhas e tremuladas por “homens e mulheres que trabalham de verdade”.

“Este momento também é muito importante, afinal de contas, quando no passado, nesta data, 1º de maio, o que nós mais víamos no Brasil eram camisas e bandeiras vermelhas tremulando, como se aqui fosse um país socialista. Esta questão, hoje, mudou, e bastante”, começou Bolsonaro seu discurso, durante participação ao vivo e on-line na abertura oficial da 86ª ExpoZebu, de Uberaba, cidade do Triângulo Mineiro, na manhã deste sábado, ao lado da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 10h10 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 26°

19° Sensação
7 km/h Vento
78% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias