Segunda, 29 de Novembro de 2021
3123420968
Cidades TURISMO

Conheça Tiradentes, cidade em que nasceu o herói da Inconfidência Mineira

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil.

21/04/2021 12h16 Atualizada há 7 meses
Por: Renato Ilha Fonte: Site Tiradentes.net
Tiradentes é conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca.
Tiradentes é conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca.

A Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei. Em 1718, o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.

No final do século XIX, os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", fazem uma visita cívica à casa do vigário Toledo, onde se tramou a Inconfidência Mineira. Mas foi o inflamado Silva Jardim que, de passagem por São José, sugere em seu discurso que o nome da cidade fosse trocado para o do herói, em lugar de um rei português.

Com a Proclamação da República, por decreto de número 3 do governo provisório do estado, datado de 06 de dezembro de 1889, a mudança de nome para "Cidade e Município de Tiradentes". Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conversado quase intacto.

ARTE BARROCA

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca, principalmente a Igreja Matriz de Santo Antônio. Esta igreja possui centenas de quilos de decoração em ouro e uma fachada concebida por um escultor brasileiro, o Aleijadinho. Nas proximidades, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma igreja do século XVIII construída por escravos. As lojas de artesanato preenchem a praça central da cidade, o Largo das Forras.

Ainda existem na cidade excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII, como o Sobrado Ramalho, nos quatro cantos: o Sobrado do Aimorés Futebol Clube: na Rua Direita: o Prédio da Prefeitura com suas sacadas de ferro batido e sótão: a casa nº 114 da Rua Padre Toledo, com forros pintados, representado os cinco sentidos; a casa do Largo do Ó nº 1 com forros pintados e três casas com antigas janelas de rótula, na Rua direita.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 07h57 - Fonte: Climatempo
21°
Céu encoberto

Mín. 17° Máx. 30°

21° Sensação
4 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias