A Embraer apresentou o jato executivo Phenom 100EX, a mais nova evolução da série Phenom 100, que conta com mais de 400 aeronaves em operação desde 2008. A série Phenom 100 é a plataforma da categoria entry-level mais confiável do segmento, selecionada por pilotos proprietários, companhias aéreas e academias de voo como a Força Aérea do Reino Unido (Royal Air Force), Emirates, Etihad e a Academia de Aviação da Finlândia. O novo jato oferece um nível superior de conforto na cabine, com versatilidade operacional e novos recursos de aviônica – aprimorados para oferecer a melhor experiência de voo.
O Phenom 100EX é resultado da evolução constante do jato ao longo dos anos, com base em sugestões feitas pelos clientes. A aeronave incorpora o DNA de design da Embraer, seja na disposição dos controles digitais de cabine Upper Tech Panel, como no design dos assentos, uso de materiais sustentáveis e mesas com amplo espaço de trabalho.
O jato também apresenta um quinto assento lateral e um assento certificado para decolagem e pouso no toalete em sua configuração básica, aumentando assim a capacidade de passageiros. Esses detalhes em toda a cabine demonstram o compromisso da Embraer em oferecer mais conforto, uma experiência de voo incomparável e produtividade ainda maior, ao mesmo tempo em que aumenta a facilidade de manutenção da aeronave.
Estes novos recursos complementam o conceito de cabine OvalLite™ –líder em sua categoria e que disponibiliza mais espaço para a cabeça e para as pernas. O jato também possui a escada de acesso mais elegante e o maior compartimento de bagagem da categoria.
SEGURANÇA E CONFORTO
As inovações de aviônica são refletidas na segurança das operações, em dispositivos como o Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS), sistema que atua em um dos momentos mais críticos do voo para apresentar um cenário claro das condições previstas de pouso.
O Phenom 100EX é uma aeronave projetada para oferecer excelência, conforto superior e tecnologia disruptiva que aprimora a segurança, como afirma Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, que destaca a oferta de conforto aprimorado e mais recursos para os pilotos.
O conforto no cockpit (cabine de pilotagem das aeronaves) também foi aprimorado para oferecer mais espaço para as pernas do piloto, trazendo também um conceito de cockpit aberto, que facilita a comunicação dentro da cabine. Além de melhorias de conforto, o jato oferece mais recursos de aviônica integrados ao Prodigy Touch, baseado no renomado Garmin 3000.
Outras melhorias aviônicas incluem o FlightStream 510, radar com varredura 3D automática com previsão de relâmpago e granizo, aproximação estabilizada e prevenção de tesoura de vento, entre outros.
Os jatos da família Phenom são projetados para alta utilização com baixo custo de manutenção, o que torna o Phenom 100EX um dos jatos bimotores mais sustentáveis do mercado. Trata-se de uma aeronave versátil, construída para oferecer o mais alto nível de flexibilidade operacional.
O Phenom 100EX tem certificação tripla da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês) e pela EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação, também na sigla em inglês). Toda a produção de 2024 já foi vendida e as próximas entregas estão disponíveis em 2025.
E195-E2 NA ARGENTINA
A Aerolíneas Argentinas confirmou a operação que lhe permitirá adquirir 12 Embraer E195-E2 a partir de 2024. A incorporação dessas aeronaves reforçará a oferta regional e de curta distância da companhia aérea, que desprogramará gradativamente parte de sua frota de Embraer E190-E1 atual.
Em julho deste ano, a Aviacionline informou que a empresa abriu a etapa de Solicitação de Propostas (RFP) que deu início a essa substituição. Em meados de agosto, a liderança da Aerolíneas Argentinas havia viajado a São Paulo para encerrar os aspectos técnicos e financeiros da operação.
Em evento realizado no dia 10 de outubro, no Aeroparque, o presidente da Aerolíneas. Pablo Ceriani agradeceu aos executivos da Embraer que estiveram presentes no evento. Após o comunicado, Ceriani declarou que “ Com este acordo conseguimos modernizar a nossa frota, aumentar a produtividade e reduzir o custo por assento. Ter um parceiro como a Embraer, que nos apoia e nos acompanha neste caminho de crescimento, é um impulso muito importante”.
DESEMPENHO - Martyn Holmes, diretor comercial da Embraer, disse que a empresa está “muito satisfeita com o fato de a Aerolíneas ter escolhido o E195-E2 como substituto do E190-E1. O E2 é reconhecido como a aeronave de corredor único mais silenciosa e com maior eficiência de combustível disponível, mais barata de manter e com o menor custo de viagem no segmento de fuselagem estreita, com custos de assento semelhantes aos das aeronaves de fuselagem estreita”.
“O desempenho do avião, o seu reduzido impacto ambiental e o conforto dos assentos 2×2 do avião, sem assentos centrais e com enormes bagageiros internos, serão uma mudança significativa para as companhias aéreas e seus passageiros”, acrescentou.
BOEING NO BRASIL
A Boeing elevou a aposta no Brasil como polo estratégico de inovação e conhecimento no setor aeroespacial. Com 500 engenheiros contratados até o momento, a companhia abriu oficialmente na terça-feira (10) seu Centro de Engenharia e Tecnologia no país e poderá avaliar novos investimentos. A fabricante de aviões também reconhece o Brasil como potencial protagonista no mercado global de combustíveis sustentáveis de aviação, ou SAF, e quer acelerar a produção local do insumo, essencial para a descarbonização pretendida pela aviação até 2050.
Mín. 19° Máx. 29°