A Prefeitura de Curitiba começa na próxima semana os testes com um ônibus 100% elétrico da brasileira Marcopolo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/6) pelo prefeito Rafael Greca durante a apresentação do veículo no Passeio Público, no Centro. Junto ao O prefeito, o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e o gerente comercial da Marcopolo, Alexandre Cervelin.
Os testes, que devem durar 30 dias, serão realizados na linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto. A prefeitura pretende testar todos os modelos disponíveis no mercado e colocar em operação os primeiros ônibus elétricos em pelo menos uma grande linha da cidade até meados do próximo ano.
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.
TESTAGEM COM SEIS EMPRESAS
Com sede em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é a terceira montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital. A Prefeitura está testando também o ônibus articulado da chinesa BYD, desde abril, e um padron da brasileira Eletra, desde maio.
Seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer. Os testes servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.
A Prefeitura prevê um investimento de R$ 200 milhões na aquisição de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano. Os ônibus elétricos comprados vão trafegar, inicialmente, nas linhas Inter II e Interbairros 2, que transportam, juntas, cerca de 200 mil pessoas por dia.
ELETRIFICAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO
A Marcopolo iniciou o cronograma de operações das primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca. De olho na demanda crescente por eletrificação no transporte público, a empresa começa disponibilizar seus veículos para avaliação em diferentes cidades do país.
Produzido com a expertise da engenharia nacional, o ônibus elétrico Marcopolo Attivi possui configurações diferenciadas e adaptáveis, de acordo com a necessidade individual dos municípios.
"Trouxemos o ônibus da Marcopolo para ser apresentado aqui, no Passeio Público, o primeiro pulmão verde de Curitiba, fundado em 1884, e que é tão querido pelos curitibanos. Os ônibus elétricos, não poluentes e mais confortáveis para a população, são o futuro do transporte coletivo da nossa cidade", disse Greca.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300
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