Terça, 13 de Abril de 2021
3123420968
Entretenimento QUADRINHOS

92 anos de Tintim, o jornalista-detetive

No Brasil, o sucesso do personagem se deu com as adaptações das histórias em desenhos animados.

07/04/2021 17h23 Atualizada há 6 dias
Por: Renato Ilha Fonte: Metrópoles
Tintim engrossa a estirpe de jornalistas justiceiros que lutam incansavelmente contra o crime.
Tintim engrossa a estirpe de jornalistas justiceiros que lutam incansavelmente contra o crime.

Em janeiro, um dos ícones do jornalismo e sensação das HQs completou, 92 anos. Trata-se do intrépido jovem de topete loiro Tintim, que, acompanhado do inseparável amigo Milu, um terrier branco para lá de esperto, viaja pelos quatro cantos do mundo em busca de grandes furos jornalísticos, mas se metendo em aventuras de mistério, espionagem e fantasia.

Para celebrar os 90 anos do personagem, a Globo Livros colocou na praça três títulos do querido repórter belga.

São eles: O Lótus Azul (1936), A Orelha Lascada (1937) e A Ilha Negra (1938). Traduzidas para 110 idiomas e com mais de 200 milhões de livros vendidos em todo planeta, as histórias de Tintim e seu adorável amigo de estimação marcaram a infância de toda uma geração.

No Brasil, o sucesso do personagem, assim como o de outro nonagenário, o marinheiro Popeye, se deu com as adaptações das histórias em desenhos animados. Junto com as criações de Clark Kent e Peter Parker – identidades secretas, respectivamente, do Super-Homem e Homem-Aranha –, Tintim engrossa a estirpe de jornalistas justiceiros que, movidos por forte espírito aventureiro e senso de justiça, lutam incansavelmente contra o crime.

RACISTA E NAZISTA

Criação do belga Georges Remi (1907–1983), mais conhecido como Hergé – nada mais do que a pronúncia de trás para frente de suas iniciais –, os traços do personagem, dizem especialistas, teriam influenciado a pop art. Roy Lichtenstein e Andy Warhol que o digam… Hergé teria se inspirado num irmão chamado por seus subordinados de Tintim e pelas viagens em volta do mundo, em 1928, na linha Júlio Verne, do ator dinamarquês Palle Huld.

As primeiras histórias foram publicadas semanalmente, em janeiro de 1929, num suplemento infantil de um jornal católico. Para desenvolver os enredos, o autor, então um rapazote de 20 e poucos anos, se fez valer de sua paixão pelas civilizações antigas e cultura de outros países. Premissa, diga-se de passagem, que também norteou as tramas do nosso Monteiro Lobato.

A série em livros intitulada As Aventuras de Tintim surgiu a partir de 1930 e contaria com 23 títulos lançados até a morte do autor, em 1983. Uma derradeira trama seria publicada postumamente em 1986. A primeira dessas aventuras, talvez a mais clássica delas, passaria-se na antiga União Soviética, para onde o herói fora designado como correspondente internacional durante o governo bolchevique de Josef Stalin.

PROPAGANDA ANTICOMUNISTA

O objetivo da viagem cheia de ação e perseguição, evidentemente, embalada em emocionante trama para a garotada, era tentar expor os segredos do fechado regime, numa clara propaganda anticomunista. Dos três títulos lançados pela Globo Livros, o mais empolgante é O Lótus Azul, criado por Hergé nos tempos de faculdade em Bruxelas, quando conheceu um artista chinês, Zhang Chongren, que o ajudou a mergulhar nas curiosidades e belezas da China.

Embora acusado de racista e preconceituoso, por conta da polêmica trama passada no Congo belga, em 1931, onde aborda os nativos como grosseiros e horrendos, e certa conivência forçada, ao publicar suas histórias em jornais ligados ao regime nazista de Hitler, Hergé é um ícone mundial dos quadrinhos. Tanto que mereceu o respeito dos cineastas Steven Spielberg e Peter Jackson, em adaptação cinematográfica no ano de 2011.

Publicação do site Metrópolis | 27/01/2019

https://www.metropoles.com/entretenimento/quadrinhos/90-anos-de-tintim-jornalista-detetive-ganha-tres-novas-edicoes

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 13h26 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 30°

28° Sensação
13 km/h Vento
31% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol e Chuva
Quinta (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias