Terça, 13 de Abril de 2021
3123420968
Política REPRESENTAÇÃO

Vereadora porto-alegrense cumpre papel em plena Semana Santa

Mônica Leal (PP/RS) desempenhou o papel que cabe ao vereador ao se reunir com lideranças comunitárias da Zona Norte de Porto Alegre.

03/04/2021 21h19 Atualizada há 1 semana
Por: Renato Ilha Fonte: Renato Ilha
Vereadora ouviu lideranças da Zona Norte de Porto Alegre.
Vereadora ouviu lideranças da Zona Norte de Porto Alegre.

Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. No idioma brasileiro, existe o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o que a vereadora Mônica Leal fez na Semana Santa foi servir de ligação entre o governo e o povo. Cabe a ela e aos demais vereadores a tarefa de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal, além de fiscalizar os atos da Prefeitura.

A vereadora Mônica Leal (PP/RS) desempenhou o papel que cabe ao vereador ao se reunir com lideranças comunitárias da Zona Norte de Porto Alegre, na tarde do Sábado de Aleluia (03/04), Véspera da Páscoa.  

Mônica ouviu de Nilmar Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Residencial Marista (AMARIM), que para a concretização de uma obra necessária e importante, a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, foi necessária a retirada e o reassentamento de cerca de 1,3 mil famílias, em torno de 5 mil pessoas, da Vila Nazaré, uma ocupação irregular formada há mais de 30 anos junto à Avenida Sertório, para a Zona Norte de Porto Alegre.

Junto à Rua Senhor do Bom Fim, no Bairro Sarandi, a Rua Irmãos Maristas, no bairro Mário Quintana, são áreas definidas pela Prefeitura para receber os moradores da Vila Nazaré. A Rua Irmãos Maristas fica ao lado do Loteamento Timbaúva, região carente de escola pública, creche, posto de saúde e precária infraestrutura de transporte coletivo.  Não há ônibus direto para o Centro de Porto Alegre, apenas linha alimentadora.

COTIDIANO DA COMUNIDADE EM PAUTA

Questões ligadas à separação seletiva do lixo e à ocupação daquela população, que ficou sem emprego e renda, chegaram ao conhecimento da parlamentar, cuja ligação com o movimento social cresceu após três mandatos na Câmara Municipal. Mônica Leal também é líder de bancada.

Para legislar, o parlamentar deve ouvir a população. Na ocasião, Mônica Leal conversou com lideranças que estão à frente de comunidade de expressivo contingente populacional. Pertencente à Região do Eixo Baltazar, o Bairro Jardim Leopoldina abriga cerca de 20 mil habitantes, que se somam a bairros e comunidades vizinhas, que configuram população próxima a 40 mil habitantes.   

A vereadora ouviu o Pastor Gilberto, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Timbaúva (AMATI); Luciano Silva, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Leopoldina; Aldori Severo Daneli, morador do Residencial Marista e diretor da AMARIM. Daneli teve atuação destacada na Ceasa, em vinte anos de atividade. Emerson Dutra, diretor do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre (Stet-POA), reforçou o clamor por medidas em favor da coletividade.

A FUNÇÃO, NA PRÁTICA

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo. Mas para propor, discutir e aprovar leis, os vereadores discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade.

Eleito de forma direta, pelo voto, o vereador torna-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Atualizado às 12h25 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 30°

27° Sensação
19 km/h Vento
30% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias